Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 1 de junho de 2008

As novidades deste 8º Domingo (01/06/2008)

  • Saúde: Parto Normal X Parto Cesariano
  • Le Cachacier III: A Produção da Cachaça
  • politiKando V: FACS do Brasil S/A
  • Cerveja Gelada: Finalmente como GELA-LAS em menos de 10 minutos

Saúde

Parto Normal X Cesariano
É possível constatar-se uma incidência epidêmica da modalidade Cesariana do parto no Brasil, apesar de a alternativa Natural proporcionar:
  • Uma recuperação mais rápida da parturiente;
  • Menor custo às finaças da instituição e da paciente;
  • Baixo risco de complicações;
  • Menor tempo de ocupação do leito.

Isso tem ocorrido em virtude de a alternativa Cirúrgica oferecer:

  • Maior comodidade para o médico, o qual poderá agendá-lo em dia e hora mais conveniente para e para a parturiente;
  • Analgesia (o anestesista evita que a futura mamãe sinta/sofra com as famosas dores do parto) e rapidez.

Apesar disso, não se pode esquecer de que há um RISCO como em qualquer outra cirurgia, além de o tempo de ocupação de leito hospitalar ser bem maior, quando comparado com o PARTO NORMAL!

Intervenções propostas para reverção do quadro:

  • Motivação e treinamento dos agentes de saúde para que convençam as gestantes da importância de fazerem o acompanhamento/exame pré-natal;
  • rante o pré-natal, enfermeiros e ginecologistas devem ser estimulados a orientarem as gestantes acerca dos benefícios do parto normal;
  • Promoção de cursos de capacitação de parteiras e adequação da rede de saúde pública para atender à parturiente segundo a seguinte seqüência: envia-se um parteira à residência da gestante, caso haja alguma complicação, aciona-se um enfermeiro com o serviço de ambulância, o qual avalia a situação e, identificando a necessidade, encaminha a paciente à maternidade, a qual, previamente notificada da situação, aguarda a futura mamãe para realizar a(s) intervenções necessárias;
  • Promoção de campanhas e de palestras na comunidade a fim de demonstrar a importância de privilegiar-se o parto natural, reservando o cesariano aos casos em que realmente se faça necessário!
  • Também é importate desmistificar o parto natural da crendice de ocasiona redução do prazer sexual. (Além de ser uma inverdade, devido às reduzidas complicações e à rápida recuperação, a parturiente que faz opção pela alternativa natural poderá voltar à atividade sexual mais rapidamente que aquela que optou pela alternativa cirúrgica!)

Este foi um trabalho da disciplina de Epidemiologia I,

do Curso de Medicina, da FACS - UERN, em Mossoró-RN.

Autores:

Pirini Rudá Q. de Morais, Aglagilson F. das Chagas, Jaaziel A. Medeiros, Rafael, Robson Costa, Sidione T. de Souza e Damião Julião Moura.

Le Cachacier III

Produzindo a Cachaça Ideal...
Pincei estas fotos do site da Cachaça-Padrão, top das tops, produzida no vizinho estado da PB!
A melhor cachaça advém, preferencialmente, de um plantio e de um manejo ORGÂNICO da Cana-de-Açúcar, abstêmio de produtos químicos. No corte, deve-se abster-se da queimada e desprezar as partes distal e proximal do solo (respectivamente, o ápice, próximo às folhas e a porção próxima às raízes).
Antes da moagem, deve ser feita uma seleção, a fim de retirar as canas brocadas. O caldo deve ser peneirado, filtrado e seguir em tubos fechados para as dornas de fermentação.

O mosto fermentado é transferido para os alambiques, onde ocorre a destilação. A primeira a sair é Cachaça de Cabeça, cujo teor alcoólico é muito elevado, prestando-se à limpeza de garrafas e de equipamentos, apenas. Em seguida, é extraído o Coração da Cachaça, a qual corresponde à cachaça verdadeiramente pura e de qualidade, com sabor característico e fugidio àquele estereotipado (encontrado nas aguardentes produzidas em escalas industriais). Por fim, recolhe-se a Cauda ou o Rabo de Cachaça que corresponde ao final de toda a destilação e, por ser rico em impurezas, é impróprio para o consumo, mas serve à adubação do canavial.

Não se pode descuidar do asseio, da limpeza e da higiene concernentes aos funcionários, transeuntes, ambiente e aos animais envolvidos no processo, tudo, visando à garantia de qualidade do produto final.

politiKando V

FARC do Brasil S/A

Uma organização radical de extrema-direita, a Liga dos Camponeses Pobres - LCP - , adotou a "violência revolucionária" como estratégia para chegar ao poder. Para tanto, aberga sob sua bandeira um domínio superior a 500 mil hectares de terras em 3 Estados e 20 acampamentos de Sem-Terras.

Aí são ministrados cursos de GUERRILHA, nos quais os alunos aprendem a manejar fuzis FAL, cujo uso SUPUNHA-SE ser exclusivo das Forças Armadas Brasileiras Oficiais!

A ABIN produziu um relatório sobre o assunto, o que demonstra o conhecimento do assunto por parte do GOVERNO FEDERAL e sua completa relapsidade na realização de uma operação visando desarticular essa organização antes que seja tarde demais!

Já são, pelo menos, 400 homens bem treinados e armados que já estão impedindo a atuação de funcionários do Estado, como os do Instituto de Defesa Animal de Rondônia, o que põe em risco o combate à Febre Aftosa!

Cientificamente Geladas

FINALMENTE!

Demorou? Não esquenta, em menos de 10 minutinhos a CERVA quente ficará ESTUPIDAMENTE GELAAAAAAAAAAAADA!!!

No ponto para o

SÃO JOÃO em SÃO JOÃO 2008!

No meio do churrasco a Cerva acabou e a galera só encontrou QUENTE pra reabastecer o isopor?
“Os seus pobremias se acabaram-se!”
Apresentamo-lhes a revolucionária MISTURA FRIGORÍFICA:

Desenvolvida e testada pelo professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP, será capaz de solucionar esse percalço, deixando a loira, em menos de 10 minutinhos, na temperatura ideal (entre 2 e 4ºC para a tipo Pilsen, segundo Fabiano Bellucci, beer sommelier do bar Frangó, em São Paulo).

Podem ser utilizados o extintor de incêndio
ou o nitrogênio líquido
que são ultra-rápidos e inegavelmente bacanas, mas o primeiro é caro (R$ 10,00/latinha) e o outro pode ser inacessível.
Já a mistura frigorífica
é barata e a cerveja fica em ponto de bala em 3 minutos – não é nenhum sacrifício esperar, é?
Um alerta: como a água fica muito fria, não é bom esquecer as latas e garrafas no isopor, porque depois de meia hora estarão tão estupidamente geladas que nem vai dar para sentir o gosto da bebida.
Lembre-se também de lavar a latinha ao tirá-la da mistura.
ATENÇÃO!!!
Se você insistir em usar o extintor, saiba que o usado nos carros não serve, pois tem um pó tóxico.
A Receita:
1 saco de gelo
2 litros de água (melhor se já estiver bem gelada!)
500 g de sal refinado (sal de cozinha normal)
500 mL de álcool
A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (derreterá abaixo de 0ºC) e, por uma reação química, o álcool rouba calor para evaporar.

Beba com responsabilidade e moderação!