Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 31 de maio de 2009

Saúde Pública e SUS - IV

5- COMO O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INFLUENCIA A SAÚDE? É impossível haver um crescimento econômico sólido da população sem que ela tenha uma educação de qualidade. ====================================================== Um indivíduo educado, bem educado para a vida, capaz de dialogar e debater, expondo suas idéias de maneira clara e pautada em uma base argumentativa sólida e contundente, quando necessária, é artigo raríssimo em nossa sociedade: Professores descompromissados com ensino, com o despertar da curiosidade em seus discentes; a proibição, por parte do Estado, da reprovação dos alunos não-aptos a freqüentarem a série seguinte tem engrossado as fileiras dos “alfabetizados não funcionais”. O que esperar de profissionais oriundos desse exército? ====================================================== Daí vêm os médicos que pensam que são deus, que se acham incapazes de cometerem erros, que não admitem mudar uma prescrição por orientação de outrem, MESMO QUE ESSE ATO SEJA PARA O BENEFÍCIO DO PACIENTE, que não detêm as prerrogativas, as quais o qualificariam para o trabalho interprofissional preconizado nos centro excelência! Também, os farmacêuticos irresponsáveis técnicos; os advogados acumpliciados a criminosos por ambição financeira; os professores e pedagogos descompromissados com a formação eticamente íntegros e úteis à sociedade. ====================================================== Esses parágrafos sucintos, apesar de não parecerem, foram escritos apenas para evidenciar quão grande e íntima é a relação entre o poder econômico e a educação nos Homo sapiens sapiens, mas apenas naqueles que realmente são sapiens! Quem tem melhores condições financeiras tem o acesso mais fácil a serviços privados de saúde com qualidade, pode arcar com os custos de tratamentos mais dispendiosos, passando a vida inteira sem preocupar-se com o sistema público de saúde, até precisarem dele. ====================================================== Todos contribuímos para o custeio do SUS, porém, numa recessão econômica, a maior mutilação orçamentária, em qualquer que seja a esfera executiva, ocorre na SAÚDE! ====================================================== Para haver desenvolvimento em qualquer âmbito, fazem-se necessárias as estabilidades no padrão de qualidade elevado da EDUCAÇÃO pública gratuita (a fim de formar uma mão-de-obra bem qualificada para o mercado de trabalho bastante competitivo), na qualidade dos serviços públicos de SAÚDE (para garantir uma boa qualidade de vida e de salubridade para as pessoas enquanto cidadãs, como também enquanto trabalhadores que produzem para receber um salário, com o qual consomem os bens por eles produzidos e, assim, impulsionam a economia) e no CRESCIMENTO ECONÔMICO que proporciona uma maior arrecadação de impostos pelo governo, os quais deveriam financiar a gratuidade e a qualidade dos serviços públicos essenciais, como reza a Carta Magna Brasileira: EDUCAÇÃO, SAÚDE e SEGURANÇA! ====================================================== Pirini Rudá Quintanilha de Morais ====================================================== Mossoró – RN Junho de 2008