Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Terror no Líbano...





Explosão deixa ao menos oito mortos e dezenas de feridos na capital do Líbano

Carro-bomba é detonado na região leste de Beirute, destruindo prédios e incendiando carros; responsável e motivação são desconhecidos

iG São Paulo  - Atualizada às 
A explosão de um carro-bomba deixou ao menos oito mortos e dezenas de feridos nesta sexta-feira no leste de Beirute, capital do Líbano. Prédios ficaram destruídos, carros pegaram fogo e muito sangue foi visto no local do ataque, cuja motivação é desconhecida. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade. Entre as vítimas,está Wissam Al-Hassan, chefe dos serviços de inteligência no país.
AP
Equipes de resgate carregam menina ferida em explosão em Beirute, no Líbano
O carro foi detonado em um bairro predominante cristão e cerca de 200 metros da sede de um partido cristão anti-Síria, mas não está claro se o local era o alvo. A explosão acontece no momento em que as tensões aumentam no Líbano por causa da revolta popular no país vizinho, que dura 18 meses.
O Líbano e a Síria dividem uma complexa rede de laços e rivalidades políticas e sectárias. De um lado estão muçulmanos sunitas que apoiam os rebeldes sírios e de outro estão integrantes da pequena seita alawita, a mesma do presidente Bashar Al-Assad, a quem defendem.
A explosão ocorreu durante o horário de pico, quando muitos pais estão buscando seus filhos na escola. Moradores correram em pânico procurando por parentes, enquanto outros ajudavam a carregar os feridos para as ambulâncias.
"Eu estava em uma rua próxima quando ouvi uma enorme explosão e resolvi correr para cá", disse o morador Elie Khalil à Associated Press. O ministro da saúde, Ali Hussein Khalil, pediu que os hospitais aceitem os feridos neste "ataque terrorista".
Entre os mortos no atentado, está Wissam Al-Hassan, chefe dos serviços de inteligência na principal força de segurança do Líbano. Ele era bastante próximo do líder da oposição Saad Hariri, que condenava publicamente o governo de Bashar Al-Assad e o conflito na vizinha Síria.
Considerado um dos principais suspeitos logo após o ataque, o grupo xiita Hezbollah declarou que não possui qualquer ligação com a explosão desta sexta-feira e condenou a violência contra civis. "Estamos em estado de choque por causa deste terrível ato terrorista", disse a organização em um comunicado oficial.
O Líbano foi palco de uma série de explosões desde 2005, quando um enorme ataque suicida matou o ex-primeiro-ministro Rafik Harir e mais de 20 pessoas em Beirute. O último grande ataque foi em 2008. Desde então, a situação se acalmou.
"Estou muito preocupado com o país depois dessa explosão", disse Charbel Khadra, morador de Beirute. "Tenho medo de as explosões voltarem. Essa é só a primeira."
Feridos são vistos em local de explosão em Beirute. Foto: AP
1/8
Com AP





FONTE: iG São Paulo, acessado dia 19/10/2012, às 19h00min.