Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 28 de outubro de 2012

Bravo!

BOA Música é sempre bom!!!

Cerveja e Chopp: Conheça suas diferenças e peculiaridades...







  • Divulgação
    Na paulistana Cervejaria Nacional, a produção é artesanal e focada no chope
    Na paulistana Cervejaria Nacional, a produção é artesanal e focada no chope
Das questões que sempre rodeiam o mundo cerveja, a comparação entre chope e cerveja é das mais recorrentes. E é assunto digno daqueles longos papos de bar, nos quais os fãs da bebida discorrem suas predileções, características e particularidades. “A única diferença entre os dois é a pasteurização, criada para aumentar a durabilidade dos alimentos, não para alterar seu sabor”, afirma Alexandre Sigolo, mestre-cervejeiro da Cervejaria Nacional, em São Paulo (SP), que fabrica e vende só chope. “O fermento está vivo no chope; já na cerveja, o fermento está morto, ou seja, deixou de reagir. E o que provoca essa morte é, justamente, o processo de aquecer o líquido já engarrafado entre 62 e 66°C e resfriá-lo novamente”, compara Luiz Caropreso, gerente do Melograno, misto de empório e bar especializado em cervejas na capital paulista, e professor do curso de sommelier de cervejas do Senac-SP.
Segundo os especialistas, mesmo com fórmula igual e com processo acontecendo no líquido já engarrafado e sob pressão, a cerveja perde para o chope em frescor. E, em alguns casos, na cremosidade. "A válvula de pressão oferece maior controle ao tirador para deixar aquela espuma bonita no copo”, explica Caropreso. Sigolo faz coro quanto ao frescor superior do chope sobre a cerveja, mas faz ressalva que o mesmo se dá com qualquer líquido pasteurizado, assim como o suco de laranja e o leite. “O processo também degrada um pouco os sabores do lúpulo, o que precisa ser equilibrado pelo mestre-cervejeiro na receita”, completa.
No entanto, é importante frizar que diferenças e semelhanças só valem quando se compara cervejas e chopes do mesmo estilo. No caso da Pilsen, bebida clara e dourada, por exemplo, o chope dura cerca de dez dias no barril fechado, já uma cerveja dura até seis meses em garrafa fechada. Um chope da encorpada IPA- India Pale Ale, resiste um mês no barril, mesmo depois de aberto. A explicação para isso, de acordo com Sigolo, é que quanto mais lupulado e alcoólico, maior durabilidade terá o chope. “O estilo IPA, inclusive, nasceu da necessidade dos ingleses de continuar tomando cerveja na Índia, então colônia britânica. Como a viagem levava meses, eles acrescentaram uma carga extra de lúpulo ao estilo Pale ale, para conservar melhor, e a batizaram de India Pale Ale”, conta.
Particularidades
Em linhas gerais, é regra o pensamento de que quanto mais leve e menos complexa, mais frágil é a cerveja. Por isso, o melhor dos mundos é optar por uma bebida da região em que o consumidor está. Já que tal fato nem sempre é tão fácil seguir, vale prestar atenção em algumas particularidades que as geladas, com o tempo e transporte, podem apresentar. "Mesmo que demorem a avinagrar completamente, alguns tipos como a Pilsen e Weiss [cervejas de trigo] começam a perder aromas originais e apresentar notas amanteigadas relativamente rápido”, alerta Caropreso.
Para tanto, algumas cervejarias procuram corrigir os problemas decorrentes de longas viagens adicionando componentes, como os acidulantes e os estabilizantes. Segundo o professor, os aditivos empregados pelas cervejarias são inofensivos; geralmente, algas para estabilizar a espuma, e ácido ascórbico – a boa e velha vitamina C – para equilibrar o sabor. “São os mesmos elementos usados pela indústria alimentícia em geral, mas para as pessoas que buscam uma alimentação cada vez mais orgânica, pode fazer diferença”, pondera Sigolo. Se a ideia não é consumo imediato, uma boa opção é partir para as cervejas de guarda, que costumam passar por uma última fermentação na própria garrafa, muitas vezes fechada com rolha. Produzidas para durarem anos, elas vão amadurecendo e se tornando mais complexas com o passar do tempo.
Já no caso do chope, questão frequente é saber se o equipamento para 'tirar' a bebida tem algum efeito sobre o líquido. Para Caropreso, só se a manutenção não for muito boa. “Quando a higienização não é extremamente criteriosa, o chope pode apresentar um leve sabor metálico ou de cloro”, informa. Sigolo afirma que a máquina não faz tanta diferença assim, já que a carbonatação é feita na fábrica, mas o sistema tem lá seus truques. “No caso da Cervejaria Nacional, trabalhamos com uma mistura de gás carbônico e nitrogênio, para compensar os dois andares de nossas instalações e que o chope tem que percorrer do barril até a torneira”, revela.





FONTE: Escrito por Joana Santana para o UOL São Paulo. Acessado em 25/10/2012, às 14h40min.

AVE: Alimentos Ricos em Licopeno Reduzem o Risco...

PR_SJS: Atualmente, AVC (Acidente Vascular Cerebral) é chamado de AVE (Acidente Vascular Encefálico), pois pode ocorrer em qualquer parte do Encéfalo (cérebro, cerebelo...) podendo ser isquêmico ou hemorrágico.



Tomate reduz risco de AVC

Alimento é rico em licopeno, substância antioxidante benéfica para a saúde

The New York Times 
Um novo estudo finlandês sugere que níveis altos de licopeno no sangue podem estar associados a uma redução significativa do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), efeito que não ocorre com outros antioxidantes. As hortaliças e os legumes, especialmente os tomates, são uma fonte importante de licopeno. 

Siga o iG Saúde no Twitter 
A análise, publicada no periódico Neurology, acompanhou de forma prospectiva 1031 homens entre 46 e 55 anos por meio da medição dos níveis sanguíneos de 5 antioxidantes e do registro de ocorrências de derrame . 

Leia também :  
Frutas cítricas diminuem o risco de AVC em mulheres 20 alimentos que diminuem o colesterol
Durante os mais de 12 anos de acompanhamento ocorreram 67 AVCs, os quais foram mais comuns entre os homens mais velhos e com diabetes . Após levar em conta esses e outros fatores, a probabilidade de ter um acidente vascular cerebral era 55% menor entre os homens cujos níveis de licopeno no sangue estavam entre os mais altos em comparação com os que possuíam os níveis mais baixos da substância.
Não houve associação entre a ocorrência de AVC e os níveis sanguíneos dos outros quatro antioxidantes: alfa-caroteno, betacaroteno, alfa-tocoferol e retinol. 

Os autores reconhecem que o número de AVCs foi pequeno e que faltaram dados que controlassem outras possíveis influências da alimentação. Mesmo assim, o tempo de acompanhamento longo e os diagnósticos confiáveis oferecem força considerável ao estudo.
"Recomendo que as pessoas comam regularmente frutas, hortaliças e legumes, incluindo tomates", afirmou o principal autor do estudo, Jouni Karppi, pesquisador da Universidade do Leste da Finlândia. "Além da proteção contra derrames, consumir legumes e hortaliças é benéfico para a saúde de qualquer modo." 

Veja quais alimentos, além do tomate, contém essa substância protetora da saúde:
Tomate: o licopeno presente nesta fruta não se limita a ajudar a prevenir o câncer de próstata, mas também reduz o colesterol na corrente sanguínea. Foto: Getty Images
1/13





FONTE: The New York Times 24/10/2012, às 09h50min.



TURISMO: Berlim, Alemanha...





12 programas imperdíveis em Berlim

Dividida por um muro por quase três décadas, a extensa capital da Alemanha ainda está em construção, mas já está na lista das mais surpreendentes do mundo

Luciana Franca , de Berlim (*)
Portão de Brandemburgo é o cartão postal de Berlim e simboliza a separação das duas Alemanhas . Foto: Divulgação
1/29
É praticamente impossível definir Berlim numa única palavra, mas se tiver que escolher apenas um adjetivo seria surpreendente. A capital alemã é extensa – tem nove vezes o tamanho de Paris e é a segunda cidade mais larga do mundo, só perdendo para Los Angeles –, não tem um único centro e os berlinenses costumam dizer que cada um de seus 12 bairros é uma cidade diferente. Para desbravar a plana Berlim, faça como os locais: pedale. Grande parte dos 3,5 milhões habitantes não usa carros e se movimenta sobre duas rodas.
A cidade partida ao meio por um muro durante 28 anos (1961 a 1989) tem muita história para contar e também guarda tesouros do mundo inteiro. Museus não faltam por lá: são cerca de 180 e 440 galerias. A quantidade de museus só deve perder para o número de casas noturnas. A balada de Berlim é famosa mundialmente e tem lugares para todos os tipos de público. “That city that never sleeps” também serve como refrão para a capital da Alemanha. 

Mais:  
Viena festeja os 150 anos do pintor Gustav Klimt 

Conheça 12 programas imperdíveis na capital alemã:  
1.Panorama Punkt – a melhor vista do alto 
Suba no elevador mais rápido da Europa – 24 andares em 20 segundos – para ter uma visão de 360 graus da multifacetada Berlim. Um terço do território da cidade é verde e do alto dos 250 metros do edifício é possível observar os parques e os muitos jardins suspensos que colorem os topos dos prédios. Aproveite para tomar um drinque no café instalado no último andar enquanto admira a paisagem.
Entrada: 5,50 euros 
Potsdamer Platz 1 (Kolhoff Tower) 
www.panoramapunkt.de

2. Café da manhã na França do século 19 
Antes ou depois de visitar o Panorama Punkt, aproveite que está na Potsdamer Platz e tome um dos mais deliciosos cafés da manhã da cidade. E, de quebra, faça uma viagem ao tempo. A Desbrosses Brasserie, que fica no hotel The Ritz-Carlton, recria um empório da histórica cidade francesa de Macôn, no final do século 19. No bufê, crepes orgânicos feitos na hora, iogurtes naturais, com destaque para o de baunilha, um balcão só de queijos, outro de ovos com diferentes maneiras de preparo, além de peixes, frios e pães de todos os tipos. Os produtos expostos nas prateleiras, como geleias e vinhos, não fazem apenas parte da decoração. Todos estão à venda.
Desbrosses Brasserie no Ritz Carlton 
Bufê: 38 euros por pessoa 
Potsdamer Platz 3 

Leia também: 
Museus que surpreendem pela arquitetura 

3. Ilha dos Museus: cinco museus de uma só vez
Divulgação
Cinco museus no mesmo dia
Entre os cerca de 180 museus da cidade, a Ilha dos Museus é programa obrigatório e ganhou status da Unesco de patrimônio mundial da humanidade. São cinco museus num mesmo lugar. Destaque para o Neus, reaberto em 2009 e que tem como atração principal o busto da rainha egípcia Nefertiti, uma das mulheres mais célebres da antiguidade e símbolo da beleza feminina. Vale também uma vista ao imponente Pergamon.
Museu Neus 
Museumsinsel, Mitte 
Aberto todos os dias
Museu Pergamon 
Museumsinsel, Am Kupfergraben. 5 – Mitte 
Aberto todos os dias

4. Tour de bike 
Mesmo com uma rede de transporte público de primeira, a bicicleta é o meio de locomoção preferido de muitos berlinenses. A cidade plana e com ciclovia por toda parte contribui para as pedaladas. Boa parte da ciclofaixa passa por cima das calçadas, demarcada com tinta vermelha. Por isso, cuidado: à menor distração, você pode ser atingido por uma bicicleta. Exageros à parte, os ciclistas são bastante respeitados pelos motoristas e por isso vale entrar no clima e alugar uma bike. Se o equilíbrio não ajudar, outra opção é conhecer a capital com uma bike taxi, em que um condutor pode levar até duas pessoas no veículo.
Aluguel de bicicleta: média de 12 euros por 24 horas 
Bike taxi: o preço varia de acordo com o trajeto 
www.bidetaxi.de

5. Cartão-postal 
Tem que ir, nem que seja apenas para tirar uma foto: o Portão de Brandemburgo. O arco é o símbolo da separação das duas Alemanhas e, após a queda do muro em 1989, tornou-se o marco oficial da reunificação alemã. 
6. Currywurst
Luciana Franca
Salsicha com especiarias e batatas fritas: a comida de rua dos berlinenses
O currywurst é a mais popular comida de rua de Berlim. A receita da salsicha temperada com especiarias é atribuída a Herta Heuwer que, devido à escassez de alimentos após a Segunda Guerra, decidiu incrementar a tradicional salsicha de porco alemã com ingredientes que conseguiu com o exército britânico: ketchup, molho inglês e curry em pó. Um dos lugares para experimentar a currywurst é no Curry 36. Os berlinenses gostam de pedir o prato acompanhado de batatas fritas e comem de pé, nas mesinhas altas na calçada.
O currywurst com fritas sai por 2,80 euros no Curry 36. 
Mehringdamm, 36

7. O prédio mais importante 
O Reichstag é a sede do parlamento alemão desde 1999, quando o governo alemão foi transferido de Bonn para Berlim. O edifício neorrenascentista, totalmente destruído na Segunda Guerra, passou por uma modernização nos anos 1960 e foi completamente reformado nos anos 1990. O impressionante domo de vidro é uma referência à cúpula original de 1894 e está aberto a visitação. 

Veja: 
- Descubra Budapeste 
8. Parque Temperhofer Freiheit Em 2010, Berlim ganhou uma imensa área verde desde que o antigo aeroporto Tempelhof virou um parque. O local, construído entre 1936 e 1942, serviu como base área americana antes de ser transformado num aeroporto civil. O hall principal com arquitetura original dos 1960 vale uma vista. Mas a imensa área ao redor das pistas de decolagem é o grande atrativo. Em 2013 começam as obras do projeto de desenvolvimento do parque que terá café, playground, lago artificial e pista de patinação no gelo, entre outras atrações.
No verão, o horário de funcionamento é até às 22h30 
O parque fica no bairro de Neukölln 
http://www.tempelhoferfreiheit.de

9. Bairro descolado
Luciana Franca
Mitte: área cool da cidade
Mitte, o antigo bairro judaico, é uma das partes mais cool da cidade e onde se instalaram os estilistas e designers locais. Em cada pátio das fábricas desativadas – e são vários deles – há uma surpresa: grafites pelas paredes que anunciam uma galeria de arte ou um charmoso café. O renomado restaurante Pauly Saal também é referência na área e está localizado dentro de uma antiga escola para meninas judias. Vale a pena bater perna e desbravar os cantinhos escondidos das ruas Auguststratsse e Sophienst.
Restaurante Pauly Saal 
Pratos entre 32 euros e 41 euros 
Auguststratsse. 11-13 
www.paulysaal.com 
10. Duas Alemanhas Os anos emque o país vivia dividido são lembrados por toda parte. Há trechos do muro mantidos em sua forma original, demarções no chão por onde o muro passava e alguns museus são dedicados a essa parte recente da história de Berlim. O mais interativo deles é o DDR, que mostra como era a vida dos alemães do lado oriental do muro, sob tutela da União Soviética. Nele é possível abrir os armários e ver que tipo de roupas e alimentos eles tinham acesso e até entrar num Trabi, o único veículo permitidos aos socialistas.
Museu DDR 
Karl-Liebknecht-Str. 1 
11. Ao ar livre
Divulgação
O rio Spree ganha praias artificiais no verão
No verão, quando a temperatura bate facilmente os 35º C, o rio Spree vira mar e faz surgir muitas praias artificiais ao longo de seu comprimento, com direito a areia, espreguiçadeiras e bar. Outro bom programa ao ar livre é desfrutar dos parques de Berlim, o maior deles é o Tiegarten. Já um passeio pelo bairro de Kreuzberg, que desponta como um dos mais modernos, pode te levar para bem longe da Alemanha. É lá que fica o Türkischer Markt, um mercado turco que mostra o lado tradicional dos imigrantes. As barracas vendem frutas típicas da Tuquia, especiarias, tecidos e mais uma infinidade de produtos.
Türkischer Markt funciona às terças e sexta-feiras das11h às 18h30 
Kottbusser Damm

12. Baladas 
Berlim é a verdadeira cidade que nunca dorme. A noite berlinense virou referência mundial e tem baladas para todos os gostos e públicos. Difícil é sugerir um lugar específico. Uma boa dica para começar a noite é o moderninho restaurante vegetariano Cookies Cream, que para chegar até ele, no andar superior, é preciso antes passar pelo bar Drayton. O divertido é encontrar a entrada do restaurante, que fica num beco “decorado” com um candelabro empoeirado, latas de lixo e sofá abandonado. O point mais antigo e talvez um dos mais ecléticos é o Clärchen´s Ballroom. Inaugurado em 1913, ele consegue reunir uma enorme diversidade de frequentadores no mesmo ambiente, que tem banda ao vivo. Segudno a casa, um de seus clientes mais assíduos tem mais de 80 anos.
Cookies Cream 
Behrenstrasse – 55 
Abre de terça-feira a sábado a partir das 19h 

Clärchen´s Ballroom 
Auguststrasse 24 – Mitte 
* A jornalista viajou a convite do Visit Berlin 

Leia ainda: 
Os castelos mais incríveis do mundo 
Viena: moderna e clássica sem perder o charme histórico 




FONTE: Luciana Franca, para o portal iG. Acessado em 24/10/2012, às 09h20min.