Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

quarta-feira, 13 de março de 2013

Conclave 2013, o inesperado: A Argentina dá ao mundo o 1º Papa Americano!!!

Um FARMACÊUTICO argentino, usuário do transporte público coletivo e que gosta de cozinhar suas refeições (demonstrando aparente simplicidade). NÃO ostentou a tradicional crus peitoral em OURO, preferiu (pelo menos momentaneamente) e de madeira que já usava em Buenos Aires.

Foi sereno ao pedir que orássemos com ele pelo Papa Emérito, depois solicitou que os cristãos pedissem a Deus pelo novo Bispo de Roma, através de orações,  momento em que reverenciou o povo.

Evocou, aparentemente, os estigmas (e as virtudes) do Jovem de Assis ao denominar-se Francisco I.

Que O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO possa guiá-lo no engenho de pontes sólidas capazes de unir as mais distintas culturas, idiomas, raças e pensamentos em prol da Paz, misericórdia, caridade e benevolência com o próximo, sem esquecer-se de sua ENORME responsabilidade política e social em mundo capitalista, cujo modo de produção atual encontra-se profundamente abalado!

Sim, creio minha Sede Vacante de mais de 8 anos esteja encerrada: HABEMUS PAPAM!!!

PR_SJS, 13/03/2013, às 17h05min.



Habemus papam: argentino Bergoglio é eleito papa e adota nome de Francisco

Cardeal se torna o primeiro papa latino-americano da história. Novo papa foi eleito após dois dias de conclave realizado por 115 cardeais eleitores na Capela Sistina, no Vaticano

iG São Paulo  - Atualizada às 

AP
Fumaça branca sai de chaminé da Capela Sistina, indicando que novo papa foi eleito na Praça de São Pedro, no Vaticano

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foieleito  o novo papa, anunciou nesta quarta-feira o cardeal diácono francês Jean-Louis Tauran ao aparecer na varanda central da Basílica de São Pedro. Bergoglio, que adotou o nome de Francisco e se tornou o primeiro papa latino-americano da história, terá a missão de liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo após a renúncia de Bento 16 , oficializada em 28 de fevereiro .
Fumaça branca sai da Capela Sistina: Igreja tem novo papa
"Annuntio vobis gaudium magnum, Habemus Papam, Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum Odilonem Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Bergoglio Qui sibi nomen imposuit Francisco", anunciou Tauran.
A tradução desse anúncio oficial é: "Eu anuncio com grande alegria, temos papa, o mais eminente e reverenciado Senhor, Senhor Bergoglio, cardeal da Sagrada Igreja Romana Bergoglio, que usará pra si o nome de Francisco."
Já com as vestes papais, o novo papa, que é o 226º papa eleito na história, apareceu na varanda para dar sua primeira benção ao mundo católico. "Antes de abençoá-los, porém, quero que vocês orem e peçam que Deus me abençoe", disse o novo pontífice, que antes havia pedido que a multidão orasse pelo papa emérito Bento 16.
Após afirmar que a função do conclave era escolher um novo pontífice para Roma, o papa Francisco brincou: "Parece que meus irmãos cardeais foram quase buscar (um novo papa) no fim do mundo."
O anúncio de que os 115 cardeais reunidos desde terça haviam elegido o novo pontífice foi dado às 19h10 locais (15h10 de Brasília), após cinco rodadas de votação no conclave na Capela Sistina . Além da fumaça, badalos do sino ecoaram no Vaticano para que não restassem dúvidas de que o novo papa já havia sido escolhido.
A chaminé da Praça de São Pedro serve como um indicativo para os fiéis - se a fumaça sai preta, significa que os cardeais não escolheram um novo papa. Mas, se sai branca, quer dizer que o novo papa foi eleito. O pontífice escolhido atingiu uma maioria de dois terços (no mínimo, 77 votos).
Os cardeais votaram duas vezes na manhã desta quarta e mais duas à tarde, após a primeira votação inconclusiva de terça no conclave para eleger o sucessor de Bento 16, que surpreendeu o mundo no mês passado ao se tornar o primeiro papa em quase 600 anos a renunciar.
Antes do anúncio do novo papa, os nomes mais cotados eram do cardeal Angelo Scola , italiano tido como favorito entre aqueles que pretendem modificar a poderosa burocracia do Vaticano, e do cardeal brasileiro Odilo Scherer , favorito pelos burocratas internos do Vaticano que querem preservar seu status quo. Outros nomes apontados incluíam o do canadense Marc Ouellet, que chefia a Congregação para os Bispos; e o cardeal americano Timothy Dolan.
Protodiácono francês Jean-Louis Pierre Tauran anuncia identidade do novo papa: cardeal Jorge Bergoglio, da Argentina (13/03/2013). Foto: AP
1/26
A aposentadoria quase sem precedentes de Bento 16 provocou tumulto na Igreja e expôs a divisão profunda entre os cardeais - aqueles que queriam um papa que purificasse a burocracia disfuncional do Vaticano e aqueles que preferiam um pastor que pudesse inspirar os católicos em um tempo de crescente secularização.
Antes de seguirem para a Capela Sistina nesta quarta, os cardeais participaram de uma missa pela manhã na Capela Paulina, no Palácio Apostólico do Vaticano.
Esse conclave teve a mesma duração do anterior, de 2005, que tomou dois dias e três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo pontífice. Acreditava-se que, por causa do caráter inusitado desse conclave, a escolha do pontífice levaria mais tempo, o que acabou não se confirmando.



    FONTE:  Escrito para o iG São Paulo, acessado em 13/03/2013, às 17h 00min.







    Roma, 19h 15min: Habemus Papam!!!




    Fumaça branca sai da Capela Sistina: Igreja tem novo papa

    Após dois dias de espera, fiéis na Praça de São Pedro viram fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina, o que significa que sucessor de Bento 16 foi escolhido

    iG São Paulo  - Atualizada às 
    Diante de fiéis ansiosos na Praça São Pedro, a chaminé da Capela Sistina emitiu fumaça branca às 19h10 desta quarta-feira (15h10 em Brasília) - indicativo de que a Igreja Católica elegeu um novo papa. Os 115 cardeais estavam isolados desde terça-feira (12) no interior da capela e realizaram cinco votações até atingirem um consenso.
    AP
    Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina indicando que Igreja Católica tem novo papa
    A chaminé da Praça de São Pedro serve como um indicativo para os fiéis - se a fumaça sai preta, significa que os cardeais não esolheram um novo papa. Mas se sai branca, quer dizer que o novo papa foi eleito. O pontífice escolhido, que ainda não foi anunciado, atingiu uma maioria de dois terços (no mínimo, 77 votos).
    Os cardeais votaram duas vezes na manhã desta quarta na Capela Sistina e mais duas à tarde, após a primeira votação inconclusiva na terça-feira no conclave para eleger o sucessor de Bento 16 , que surpreendeu os católicos do mundo no mês passado ao se tornar o ptimeiro papa em 600 anos renunciar .
    O conclave teve a data marcada depois que Bento 16 deixou oficialmente o cargo no mês passado. Esse fato quase inédito provocou tumulto na Igreja e expôs a divisão profunda entre os cardeais - aqueles que queriam um papa que purifique a burocracia disfuncional do Vaticano e aqueles que preferiam um pastor que possa inspirar os católicos em um tempo de crescente secularização.
    Antes de seguirem para a Capela Sistina nesta quarta, os cardeais participaram de uma missa pela manhã na Capela Paulina, no Palácio Apostólico do Vaticano.
    Esse conclave teve a mesma duração do anterior, de 2005, que tomou dois dias e três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo papa. Acreditava-se que, devido ao caráter inusitado deste conclave, a escolha do pontífice levaria mais tempo, o que acabou não se confirmando.
    Apesar de não ter um favorito claro , o burburinho girava em torno do cardeal Angelo Scola , italiano tido como favorito entre aqueles que pretendem modificar a poderosa burocracia do Vaticano, o o cardeal brasileiro Odilo Scherer , favorito pelos burocratas internos do Vaticano que querem preservar seu status quo.
    Outros nomes também surgiram, como o canadense Marc Ouellet, que chefia a Congregação para os Bispos, e o cardeal americano Timothy Dolan.
    Mulher segura terço enquanto espera votação de novo papa no segundo dia do conclave no Vaticano (13/03). Foto: AP
    1/20



      FONTE: Escrito para o iG São Paulo, acessado em 13/03/2013, às 15h 20min.